Emenda do Vereador Ailson Sousa Beneficia os Servidores Públicos Municipais



O Vereador Ailson Sousa – PRTB, apresentou uma emenda ao orçamento municipal para o exercício financeiro de 2015, no valor de R$ 280.000,00 ( Duzentos e oitenta mil reais) destinados à Implantação do SESMT – Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.

O vereador explicar que em virtude da urgência e demandas dos serviços a Prefeitura de Itabuna terceirizou o SESMT até que o município realize um concurso público para definitivamente implantar o seu próprio SESMT, inclusive atendendo as prerrogativas da Norma Regulamentadora – NR 04, quadro II que controverte sobre o Dimensionamento do SESMT.

Leiam a matéria completa publicada no site oficial da  Prefeitura de Itabuna.
Itabuna vai garantir mais segurança no trabalho aos servidores municipais.

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Administração está adotando medidas com o objetivo de garantir maior proteção aos servidores públicos nos locais de trabalho e atender recomendações do Ministério do Trabalho. Para possibilitar melhores condições nas atividades de prestação de serviços à população será adotado uso de equipamentos adequados, como sugerido pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), cujo relatório será distribuído entre as demais secretarias e órgãos da administração municipal.

O levantamento está sendo feito pela Dinâmica Empresa Especializada em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, que venceu licitação realizada pela Prefeitura. O estudo é elaborado em três etapas, sendo que a primeira delas é de adoções de medidas para a antecipação de riscos de acidentes, com a visita de técnicos aos locais de trabalho do servidor, que é entrevistado para falar sobre as condições e necessidades numa segunda fase.

"Nestas fases é estabelecido um cronograma de ações anuais, com definição de metas e prioridades para saber que tipo de equipamentos o servidor terá que usar para se proteger e evitar acidentes no trabalho. Com base no relatório, o município adquire o tipo de material que é então distribuído", afirma o chefe da Divisão de Saúde do Trabalhador, Evandro Bispo dos Santos.

Atualmente, o levantamento está sendo feito nas cozinhas das creches e de cerca de 100 escolas da rede municipal de ensino. "São medidas as fontes de calor que enfrentam os cozinheiros na preparação da merenda para as crianças e, em seguida, será elaborado o LTCAT - laudo técnico das condições ambientais de trabalho. Esse documento indicará se a situação é de insalubridade ou não", explica Evandro Bispo.

Os técnicos também estão fazendo levantamento de locais com nível alto de ruídos, poeira. "Um dos locais já mapeados foi a Central de Operação na ADEI com um relatório elaborado sobre as condições para execução das atividades do servidor, que terá de usar equipamentos especiais por causa do tipo de atividade que realiza. Esse levantamento será feito também na usina asfáltica do município", afirma Evandro.

LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho

A terceira etapa será a geração de um laudo técnico com uma definição de quais são e quantas pessoas precisam receber adicional de insalubridade.

PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Além disso, está sendo elaborados os PPP’s - Perfil  Profissiográfico Previdenciário um documento histórico-laboral com informações individuais sobre as atividades realizadas pelo servidor. O PPP é um dos documentos exigidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para a concessão da aposentadoria.

O Coordenador Evandro Bispo informa ainda que servidores municipais tiveram de esperar o documento desde 2007, mas até 2013 o município não o oferecia. "O prefeito Claudevane Moreira Leite foi informado dessa carência e determinou imediatamente que fossem adotadas as medidas para resolver o problema. Somente entre março e início deste mês foram concedidos mais de 80 PPPs para fins de previdência", finaliza Evandro.



Equipe Técnica 



Fonte: Diário Oficial, publicado em 18 Novembro 2015. Postagem autorizada pela SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário